Notícias

“Mulheres precisam de protagonismo real na política”, avalia Lídice

Publicada em 16/08/2018

A senadora Lídice da Mata disse nesta quarta-feira (15), em entrevista ao coletivo Jornalistas Livres, em Brasília, que a decisão do TSE em destinar 30% do fundo partidário eleitoral às mulheres pode dar protagonismo real às políticas. Segundo ela, a decisão da corte é transformadora da realidade eleitoral. Para ela, as mulheres estão cansadas de ser ‘bucha de canhão’ dos partidos. “Algumas agremiações não chegam a fazer nem logomarca e sequer material de divulgação das candidatas mulheres”, criticou.

Apesar da empolgação com a novidade na campanha deste ano, Lídice se disse assustada com o número de mulheres que deixarão o Senado. “São muitas candidaturas que foram alijadas – incluindo a minha – para um espaço que chegou a 12% de mulheres, a taxa mais alta na história do parlamento brasileiro. Na Câmara Federal esse número é 9,8% e isso vai reduzindo nos legislativos estaduais e municipais.

Sobre o fato de quase todas as candidaturas à Presidência da República ter vices mulheres, a candidata a deputada federal afirmou que parte disso é oportunismo político, mas, no entanto considera um movimento positivo. “Chega a ser uma vantagem real, embora não seja o ideal. Precisamos de mulheres na política que pensam de fato na transformação da sociedade”, finalizou.

Tags

:

O
voto
que me
representa

Fique por dentro



X